As nossas bocas, juntamente com os nossos olhos, são os nossos principais veículos para a comunicação e, ultimamente, para a atracção e a sensualidade.
As ideias de maquilhagem do Egipto Antigo já davam especial importância aos contornos dos olhos e dos lábios. Nesta escultura, estes lábios, incluindo as pontas das suas comissuras, estão encerrados através de um contorno único, como se a boca estivesse a flutuar sobre a face como uma folha na àgua.
É precisamente esta linha da magnífica escultura que cria em nós, meros observadores e que imaginamos a totalidade da beleza, a gloriosa impressão de quem está a fazer "beicinho", como se os lábios se estivessem a preparar para um beijo.
A sua delineação é de tal forma sensível que custa a acreditar que esta peça, de uma dimensão significativa com 13 x 12,5 x 11,5 cm de volume, foi cinzelada à mão.
O efeito da escultura completa deveria ser estonteante, com uma face digna de ser comparável a um sol que nasce sobre um mar pálido, uma analogia coerente pois o artesanato requintado e a raridade do material utilizado sugerem que se tratava de uma personagem real, provavalmente uma das Rainhas do Faraó Akhenaten (1353 - 1336 A.C.) que reformou a Religião Egípcia e introduziu o conceito de um único Deus, o Sol, seu Pai.
" It is almost impossible to imagine today how anyone could willingly destroy such a wonderful sculpture.
If those were her lips, imagine her eyes... "
Julian Spalding in The Best Art You've Never Seen
2 comentários:
"Só a Arte conhece a Eternidade..."
Gautier
Bela peça Fernando!
Gostei muito do blog.
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